domingo, 17 de maio de 2009

Conteúdo das aulas!

"A aprendizagem de movimento sempre acontece no confronto com o assunto, com a objetividade. Processos de aprendizagem substanciosos só dão bons resultados se o professor conseguir estabelecer um equilíbrio entre os interesses das crianças e o valor do próprio assunto (o conteúdo da aula)" (Laging, 2001, p. 26).

O que está havendo com o conteúdo das aulas? Não só na Educação Física, mas em todas as disciplinas. São tantos projetos, tantas cobranças para uma aula circense, uso de materiais diferentes...

Mas e os conteúdos?

Me pego pensando que as escolas particulares (em sua maioria conteudista) são as que mais aprovam em concursos e vestibulares. Tudo bem que devemos nos preocupar com o desenvolvimento intectual, cultural e de raciocínio do aluno, mas não podemos baixar o nível de conteúdos para abrir espaço para projetos que nada mais fazem que tampar buracos deixados por uma educação ineficiente.

Se houver diálogo e interação na relação do professor-aluno os conteúdos podem ser passados de forma a desenvolver críticas, novas formas de pensar, criações; sem perder o contexto e sem perder o foco de aprendizado buscado.

E os conteúdos de Educação Física?

Trabalho conteúdos teóricos e práticos que são pertinentes à vida cotidiana do aluno. Buscam sua melhor concepção de corpo, saúde, qualidade de vida, valorização do esporte entre tantos outros.
Em breve postarei aqui alguns coteúdos que acho relevante e gostaria da paticipação de amigos com suas idéias, críticas e sugestões!

Beijo grande a todos e ótimo domingo!

4 comentários:

  1. Muito legal, o seu blog. Já fiz um ano passado para a Olimpiada da Esdcola. Desliguei-o. O seu está conforme você é. Lindo e linda. Parabens! M.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho Manoel! Espero contar com sua experiência para me ajudar!

    beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei tudo, com certeza este espaço é muito importante para compartilharmos nossas angústias, vitórias, medos e anseios diários! Tenho aprendido muito nesses dois anos de "sala de aula", ufa, passou rápido né?! Parece que foi ontem que te procurei pra me ajudar com as primeiras aulas,rsrsrs.
    Acho que a Eduacação Física tem o seu valor; lutamos diariamente pra mostrar aos nossos alunos que ela não é só futebol, vôlei, entre outros, mas vai além das práticas esportivas; é o contato com o outro; é sentir emoções; é pensar e agir para obter melhor qualidade de vida; é ouvir e ser ouvido; enfim, é estar no mundo conhecendo seu significado, aprendendo mais das culturas que nos envolvem diariamente, a corporal, a mental, a social, a intelectual.
    Grande abraço amiga e fica com Deus!!!
    Tininha!!!

    ResponderExcluir