quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jogos Simbólicos

O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria, para que ela vá adquirindo uma socialização crescente.

As características dos jogos simbólicos são:
1 - liberdade de regras (menos as criadas pela criança);
2 - desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
3 - ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;
4 - lógica própria com a realidade; assimilação da realidade ao "eu".

No jogo simbólico a criança sofre modificações, a medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade.

Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, transporta, rola, empurra, etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz de conta, a linguagem, e muito mais, permitir que realizem os jogos simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para seu desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional.

Fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/ojogosim.html

Os jogos simbólicos são importantíssimos para o desenvolvimento da criança. Elas adoram, mas o professor terá que ter uma boa dose de imaginação para dar o enredo da atividade.

São exemplos de jogos simbólicos segundo João Batista Freire:
  • Fazer construções livres;
  • fazer construções com objetos pequenos, grandes, altos, baixos, por cores;
  • brincar de viagem ao espaço, à selva, ao circo, de banda musical;
  • brincar de pega-pega imitando bichos;
  • pedira aos alunos que inventem brincadeiras.

Não posso deixar de falar que é preciso que a aula esteja bem planejada e bem "amarrada", porque muitas vezes aos olhos de pessoas leigas a aula pode parecer solta ou sem intenção de desenvolver alguma capacidade. Um bom planejamento e uma conversa com os alunos antes de iniciar a aula dão um bom suporte à prática pedagógica do professor.

15 comentários:

  1. Muito bom esse texto, era exatamente o que eu precisava! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. O texto e muito importante para pesquisas.Parabés pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. jogos simbolicos é bricar de faz de conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jogo Simbólico é um "brincar de faz de conta" com significado. As atividades buscam desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sensitivas... Conforme as histórias são criadas, o professor vai levando o aluno aos direcionamentos que ele busca.

      Excluir
  4. O texto é perfeito, Parabéns! e muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Parabéns encontrei oque precisava. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. amei suas dicas meus parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito, mais queria uns bons exemplos de jogos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilize pneus, bancos, plintos para brincar com os alunos guiando-os através de uma história onde eles terão que atravessar rios, pular jacarés, andar em cima da ponte.. estimule bastante a imaginação deles, sempre informando as características por exemplo alto, baixo, liso, rápido, devagar, forte, fraco... Após um tempo veja se eles já conseguem montar as próprias histórias, e sempre permaneça ajudando e incentivando novos estímulos.

      Excluir
  10. Ai tem muitas coisas boas, não tem oque reclamar de "jogos" você não deve ter lido até o final.

    ResponderExcluir