quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jogos Simbólicos

O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria, para que ela vá adquirindo uma socialização crescente.

As características dos jogos simbólicos são:
1 - liberdade de regras (menos as criadas pela criança);
2 - desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
3 - ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;
4 - lógica própria com a realidade; assimilação da realidade ao "eu".

No jogo simbólico a criança sofre modificações, a medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade.

Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, transporta, rola, empurra, etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz de conta, a linguagem, e muito mais, permitir que realizem os jogos simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para seu desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional.

Fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/ojogosim.html

Os jogos simbólicos são importantíssimos para o desenvolvimento da criança. Elas adoram, mas o professor terá que ter uma boa dose de imaginação para dar o enredo da atividade.

São exemplos de jogos simbólicos segundo João Batista Freire:
  • Fazer construções livres;
  • fazer construções com objetos pequenos, grandes, altos, baixos, por cores;
  • brincar de viagem ao espaço, à selva, ao circo, de banda musical;
  • brincar de pega-pega imitando bichos;
  • pedira aos alunos que inventem brincadeiras.

Não posso deixar de falar que é preciso que a aula esteja bem planejada e bem "amarrada", porque muitas vezes aos olhos de pessoas leigas a aula pode parecer solta ou sem intenção de desenvolver alguma capacidade. Um bom planejamento e uma conversa com os alunos antes de iniciar a aula dão um bom suporte à prática pedagógica do professor.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Atividades de Sensibilização Corporal

O tema "Sensibilização Corporal" corresponde às atividades que trabalham a noção do próprio corpo e do corpo dos colegas. Ao conhecimento de sons, sabores, cheiros, imagens, sensações.

Temos por exemplo atividades como desenhar o próprio corpo, a cabra-cega, o descobrir sons e o descobrir pelo tato.

Este tema é muito importante nas primeiras aulas, pois as crianças da Educação Infantil não têm muita noção de seu próprio corpo e de sua colocação no espaço. Este trabalho aumenta a percepção corporal, bem como a percepção daquilo que está no entorno.

Tenho que salientar porém, que algumas atividades se tornaram muito monótonas, como por exemplo as atividades sugeridas de se descobrir os sons da escola. Eu pessoalmente comecei a fazê-la num espaço de tempo bem curto e com uma outra atividade programada, pois das primeiras vezes os alunos começaram a se cansar e ficaram dispersos.

Espero sugestões de atividades de sensibilização corporal para construirmos juntos novas atividades.

Estarei fechando esses dias sempre com uma mensagem do livro "Terapia do professor" da Karen Katafiasz. Também deixarei as mensagens como post ao lado para sempre termos mensagens positivas que nos impulsionem em nosso caminho!

"A maior das realizações é passar a vida fazendo o que importa. O ensino é importante".
Karen Katafiasz

terça-feira, 19 de maio de 2009

Educação Infantil

"Em primeiro lugar, as crianças com menos de sete ou oito anos não mantêm uma vida social estável; em segundo lugar, a verdadeira linguagem social da criança, isto é, a linguagem que ela utiliza em sua atividade fundamental - o brinquedo -, é uma linguagem de gestos, movimentos e mímica, tanto quanto de palavras".
Piaget

Desde o ano passado tenho trabalhado com a Educação Infantil. Experiência que por sinal tem sido maravilhosa!

É bem verdade que a didática é outra daquela que estamos habituados. Há muito mais conversa, muito mais explicação sobre o que será feito. É preciso tornar a aula atrativa para que os pequenos sintam vontade de brincar e ao mesmo tempo trabalhar nessa aula, hábitos, atitudes e uma gama de habilidades e capacidades motoras e afetivas.

Tenho trabalhado com livros de João Batista Freire nessas séries iniciais do ensino fundamental, e segundo ele, na Educação Infantil deverão ser trabalhados: Atividades de Sensibilização corporal, jogos simbólicos, jogos de construção, jogos de regras, rodas cantadas, brincadeiras populares e ginástica geral.

Pretendo a partir de amanhã falar de cada um desses, para só então partir para as próximas séries.

Comentários serão sempre bem vindos!

grande beijo a todosssssssss!!!!!

obrigado pelas visitas e pelo carinho!

beijo grande!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PCN!

"Portanto, entende-se a Educação Física como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento e a Educação Física Escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida."

Retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais - 5ª a 8ª séries - pág 29.

Acredito que ainda vá um pouco além.

MAs vou deixar esse trecho no ar para ressaltar a curiosidade sobre o mais além.

Boas reflexões sobre o texto!

E não se esqueçam: resgate, utilização e ressignificação da cultura corporal de movimento deverão estar sempre norteando seus pensamentos.

Grande semana pra todos!

Beijo grande!

domingo, 17 de maio de 2009

Conteúdo das aulas!

"A aprendizagem de movimento sempre acontece no confronto com o assunto, com a objetividade. Processos de aprendizagem substanciosos só dão bons resultados se o professor conseguir estabelecer um equilíbrio entre os interesses das crianças e o valor do próprio assunto (o conteúdo da aula)" (Laging, 2001, p. 26).

O que está havendo com o conteúdo das aulas? Não só na Educação Física, mas em todas as disciplinas. São tantos projetos, tantas cobranças para uma aula circense, uso de materiais diferentes...

Mas e os conteúdos?

Me pego pensando que as escolas particulares (em sua maioria conteudista) são as que mais aprovam em concursos e vestibulares. Tudo bem que devemos nos preocupar com o desenvolvimento intectual, cultural e de raciocínio do aluno, mas não podemos baixar o nível de conteúdos para abrir espaço para projetos que nada mais fazem que tampar buracos deixados por uma educação ineficiente.

Se houver diálogo e interação na relação do professor-aluno os conteúdos podem ser passados de forma a desenvolver críticas, novas formas de pensar, criações; sem perder o contexto e sem perder o foco de aprendizado buscado.

E os conteúdos de Educação Física?

Trabalho conteúdos teóricos e práticos que são pertinentes à vida cotidiana do aluno. Buscam sua melhor concepção de corpo, saúde, qualidade de vida, valorização do esporte entre tantos outros.
Em breve postarei aqui alguns coteúdos que acho relevante e gostaria da paticipação de amigos com suas idéias, críticas e sugestões!

Beijo grande a todos e ótimo domingo!

sábado, 16 de maio de 2009

O início!

Decidi criar este blog para compartilhar experiências com amigos de profissão e discutir idéias, textos, autores. Acredito que o que falta em nossa profissão é a união dos profissionais envolvidos com a Educação Física Escolar. O que tenho visto é que cada professor ministra a sua aula sem qualquer ligação com a aula de outros professores. Então é comum que quando um aluno mude de escola ele estude conteúdos completamente diferentes. Até mesmo o professor em cada ano que se inicia quando trabalha com turmas que não foram suas no ano anterior, não sabe quais conteúdos foram ministrados e ficam completamente perdidos.
Espero encontrar aqui pessoas que se interessem em tornar a Educação Física Escolar uma disciplina com compromisso e objetivo!

Grande beijo a todos!