As características dos jogos simbólicos são:
1 - liberdade de regras (menos as criadas pela criança);
2 - desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
3 - ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;
4 - lógica própria com a realidade; assimilação da realidade ao "eu".
No jogo simbólico a criança sofre modificações, a medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade.
Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, transporta, rola, empurra, etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz de conta, a linguagem, e muito mais, permitir que realizem os jogos simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para seu desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional.
Fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/ojogosim.html
Os jogos simbólicos são importantíssimos para o desenvolvimento da criança. Elas adoram, mas o professor terá que ter uma boa dose de imaginação para dar o enredo da atividade.
São exemplos de jogos simbólicos segundo João Batista Freire:
- Fazer construções livres;
- fazer construções com objetos pequenos, grandes, altos, baixos, por cores;
- brincar de viagem ao espaço, à selva, ao circo, de banda musical;
- brincar de pega-pega imitando bichos;
- pedira aos alunos que inventem brincadeiras.
Não posso deixar de falar que é preciso que a aula esteja bem planejada e bem "amarrada", porque muitas vezes aos olhos de pessoas leigas a aula pode parecer solta ou sem intenção de desenvolver alguma capacidade. Um bom planejamento e uma conversa com os alunos antes de iniciar a aula dão um bom suporte à prática pedagógica do professor.