As características dos jogos simbólicos são:
1 - liberdade de regras (menos as criadas pela criança);
2 - desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
3 - ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança;
4 - lógica própria com a realidade; assimilação da realidade ao "eu".
No jogo simbólico a criança sofre modificações, a medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade.
Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, transporta, rola, empurra, etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz de conta, a linguagem, e muito mais, permitir que realizem os jogos simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para seu desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional.
Fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/ojogosim.html
Os jogos simbólicos são importantíssimos para o desenvolvimento da criança. Elas adoram, mas o professor terá que ter uma boa dose de imaginação para dar o enredo da atividade.
São exemplos de jogos simbólicos segundo João Batista Freire:
- Fazer construções livres;
- fazer construções com objetos pequenos, grandes, altos, baixos, por cores;
- brincar de viagem ao espaço, à selva, ao circo, de banda musical;
- brincar de pega-pega imitando bichos;
- pedira aos alunos que inventem brincadeiras.
Não posso deixar de falar que é preciso que a aula esteja bem planejada e bem "amarrada", porque muitas vezes aos olhos de pessoas leigas a aula pode parecer solta ou sem intenção de desenvolver alguma capacidade. Um bom planejamento e uma conversa com os alunos antes de iniciar a aula dão um bom suporte à prática pedagógica do professor.
Muito bom esse texto, era exatamente o que eu precisava! Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirO texto e muito importante para pesquisas.Parabés pelo blog.
ResponderExcluirjogos simbolicos é bricar de faz de conta?
ResponderExcluirO Jogo Simbólico é um "brincar de faz de conta" com significado. As atividades buscam desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sensitivas... Conforme as histórias são criadas, o professor vai levando o aluno aos direcionamentos que ele busca.
ExcluirO texto é perfeito, Parabéns! e muito Obrigado
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirParabéns encontrei oque precisava. Muito bom.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluiramei suas dicas meus parabens!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirgostei muito, mais queria uns bons exemplos de jogos :)
ResponderExcluirUtilize pneus, bancos, plintos para brincar com os alunos guiando-os através de uma história onde eles terão que atravessar rios, pular jacarés, andar em cima da ponte.. estimule bastante a imaginação deles, sempre informando as características por exemplo alto, baixo, liso, rápido, devagar, forte, fraco... Após um tempo veja se eles já conseguem montar as próprias histórias, e sempre permaneça ajudando e incentivando novos estímulos.
ExcluirAi tem muitas coisas boas, não tem oque reclamar de "jogos" você não deve ter lido até o final.
ResponderExcluirLucky Club Casino Site - LuckyClub Live
ResponderExcluirLucky Club Casino is a relatively new online casino and luckyclub.live you can see if you have a gambling experience. · Sign up to Lucky Club and place bets on a